sexta-feira, 18 de novembro de 2011

As Sociedades organizadas em Castas

Castas é uma configuração social de que se tem registro em diferentes tempos e lugares. Nos séculos passados havia vários sistemas de castas como por exemplo à China, Grécia e em outros lugares. Mas hoje em dia ainda existe esse sistema como na Índia.
A sociedade indiana é divida em castas e subcastas há mais de 3 mil anos,aplicando uma hierarquização de acordo com religião, cor, hereditariedade e ocupação.Esses elementos definem a organização do poder político e a distribuição da riqueza produzida pela sociedade. O sistema de castas da Índia hoje tem uma estrutura de classes.
As quatro principais castas da Índia são: Brâmanes (castas sacerdotal, superior a todas as outras), a dos xátrias (casta intermediária, formada normalmente pelos guerreiros, que se encarregam do governo e da administração pública), a dos vaixás (casta dos comerciantes, artesãos e camponeses, que se situam abaixo dos xátrias) e a dos sudras (a casta dos inferiores, na qual se situam aqueles que fazem trabalhos manuais considerados servis). Os párias são os que não pertencem a nenhuma casta, e vivem, portanto, fora das regras existentes.Porém , também tem um sistema de casta regionais  que são subdivididos em outras catas.
O sistema de castas caracteriza-se por relações muito estanques, isto é, quem nasce numa casta não pode mudar de castas. Não possui mobilidade social nesse sistema. Os elementos mais visíveis da imobilidade social são a hereditariedade, endogamia (casamentos entre membros da mesma casta), as regras relacionadas à alimentação (uma casta só pode se alimentar com membros da mesma casta) e a proibição do contato físico entre castas inferiores e superiores. Repulsão, hierarquia e especialização hereditária são as palavras- chave para definir o sistema de castas.
Mas nenhum sistema é totalmente rígido, nem o de casta. Ainda que seja proibido as castas inferiores segui os mesmos costumes dos brâmanes, e isso cria uma igualdade de costumes entre castas. A rigidez das regras também é relativizada por casamentos de membros entre castas diferentes (menos com os brâmanes), o que não é comum, mas acontece.
Com o aumento da urbanização e migração das pessoas para o país tem levado elementos de diferentes castas a se relacionarem. Isso vai contra a persistência da tradição, por no sistema capitalista inserido na Índia, a estruturação societária anterior só se mantém se é fundamental para a sobrevivência do próprio sistema. No caso da Índia o sistema de casta está sendo desintegrado, o que não significa dizer que os costumes e a diferenciação em castas tenham desaparecido do cotidiano das pessoas. Confirma isso a existência de programas de cotas de inclusão para as castas consideradas inferiores nas universidades públicas.    
  Por : Jaciene Oliveira (1º ano-EM)                                                      

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário